Fora da caridade não há salvação

CONCURSO

"A DOUTRINA EXPLICA"

- Ciclo 2015 -

www.atualpa.org.br

Inscrições: 31 de agosto de 2015

Entrega dos trabalhos: até 30 de setembro de 2015
Apreciação pela Banca Examinadora: até 30 de novembro de 2015


Publicações dos trabalhos a partir da edição de janeiro de 2016 do Jornal Brasília Espírita.


Promoção:
Jornal "Brasília Espírita"
brasiliaespirita@atualpa.org.br



- REGULAMENTO -



1) O QUE É?

Consiste na produção de um texto dissertativo sobre temas ou fatos atuais, analisados sob o prisma da Doutrina Espírita, com apoio nas obras básicas e subsidiárias.

2) QUEM PODE PARTICIPAR?

O concurso está franqueado a todos os leitores do Jornal Brasília Espírita, aos frequentadores de outras instituições espíritas brasileiras, bem como aos frequentadores, colaboradores e trabalhadores do Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima - GEABL.

3) QUAL DEVERÁ SER O ROTEIRO DOS TRABALHOS?

  1. Escolha de um artigo de jornal ou de revista de circulação regional ou nacional, que deverá servir de mote para discussão e pesquisa sob a ótica espírita;
  2. definição do enfoque a ser dado ao tema, sugerindo possíveis temas correlatos, assim como autores e livros espíritas que possam subsidiar a pesquisa;
  3. levantamento bibliográfico e leitura, por meio da seleção de livros ou obras básicas e subsidiárias da Doutrina. Nesse passo, os estudantes do Grêmio Espírita Atualpa poderão dispor do acervo da Biblioteca "Chico Xavier" e dos livros disponíveis para venda na livraria "Letras e Luzes".;
  4. redação de um texto dissertativo de, no máximo, 3 laudas ou 135 linhas, cuja letra deverá ser na fonte Arial, tamanho 12 e o espaçamento interlinear, de 1,5. O texto deverá conter referência clara ao artigo de jornal ou revista utilizado como ponto de partida para o trabalho, com a identificação da fonte, do autor, da data da publicação ou edição e a página respectiva. - Não serão aceitos trabalhos manuscritos - A redação deverá estar encimada pelo título selecionado e estruturada de forma a contemplar uma introdução, em que se apresenta o assunto identificado pela matéria jornalística e o ponto de vista proposto pelo grupo ou produtor individual. Em seguida, o desenvolvimento das ideias, ordenadas lógica e coerentemente, apoiadas nos ensinamentos da doutrina espírita. Por fim, a conclusão mediante a qual se confirma, pelos argumentos expostos no desenvolvimento, pela procedência ou não da matéria ventilada no artigo de apoio, corroborando o ponto de vista proposto e defendido pelo grupo ou produtor individual. Todas as citações e referências bibliográficas às obras básicas e subsidiárias deverão identificar o autor, o título da obra, a cidade em que foi publicada, a editora, o ano da publicação e a página da qual foi extraída;
  5. o trabalho deverá ser enviado, com o artigo em formato eletrônico, via correio eletrônico para o editor do Jornal pelo e-mail brasiliaespirita@atualpa.org.br, com a identificação do grupo e do título do trabalho.

4) COMO SERÃO AVALIADOS OS TRABALHOS?

Todos os trabalhos serão avaliados por uma Banca Examinadora, tendo em vista os seguintes critérios:

  • coerência das explicações com a Doutrina Espírita;
  • criatividade na escolha e na abordagem do tema proposto;
  • clareza e objetividade na exposição das ideias;
  • coerência lógica e concisão dos argumentos;
  • relevância do tema proposto para entendimento da Doutrina Espírita;
  • uso adequado das referências bibliográficas;
  • emprego correto da norma culta da língua portuguesa.

5) COMO DEVERÁ SER A PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS?

Na verdade, a maior recompensa está na conquista de mais Luz e entendimento da vida, que, por si só, é imensurável. Também não podemos esquecer dos "bônus-hora" conquistados por aqueles que, certamente, ajudarão a acender a chama da iluminação em outras almas.

Sem dúvida, o que se pretende oferecer como retribuição aos esforços empreendidos é parte muito pequena, porém, daquela que é a recompensa espiritual. Os autores dos melhores textos escolhidos pela Banca Examinadora receberão um livro da nossa Livraria "Letras e Luzes". Para os componentes do grupo de trabalho selecionado, o prêmio será entregue após a divulgação dos resultados da Banca Examinadora. Aos demais participantes, o prêmio será enviado pelo correio com as congratulações da Casa. Os textos selecionados serão, ainda, recomendados para publicação no Jornal Brasília Espírita.

6) QUAL É O PRAZO PARA A INSCRIÇÃO NO CONCURSO?

As inscrições deverão ser feitas até o dia 31 DE AGOSTO DE 2015, mediante entrega de arquivo eletrônico, acompanhadas de arquivo com o artigo de jornal em formato eletrônico, para o endereço brasiliaespirita@atualpa.org.br (vale a data da postagem ou de envio de e-mail).

7) QUAL É O PRAZO PARA A ENTREGA DOS TRABALHOS PRODUZIDOS?

A data final de entrega dos trabalhos é o dia 30 DE SETEMBRO DE 2015. O texto deverá ser gravado e entregue em meio eletrônico (e-mail - brasiliaespirita@atualpa.org.br), com a identificação do grupo e do título do trabalho.

8) A QUEM RECORRER, EM CASO DE DÚVIDAS ?

Para sanar quaisquer dúvidas relacionadas à metodologia de pesquisa e ao conteúdo doutrinário, os interessados poderão solicitar auxílio aos Instrutores do ESDE e do ESME, aos Evangelizadores da Juventude, aos Dirigentes de Reuniões Mediúnicas ou aos Diretores dos Departamentos do Grêmio ou de suas respectivas Casas Espíritas.

Quanto a dúvidas relativas às regras do concurso, os interessados poderão solicitar esclarecimentos a Coordenação do Concurso "A Doutrina Explica".


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

COORDENAÇÃO DO CONCURSO "A DOUTRINA EXPLICA":

André Ferreira - Tel.: 61-9988-5862 ou e-mail: brasiliaespirita@atualpa.org.br


A participação no Concurso A Doutrina Explica implica em plena aceitação da cessão de direitos sobre o texto produzido para o Grêmio Espírita Atualpa, com vistas a publicação no Jornal Brasília Espírita, na página oficial do GEABL na internet e em livro publicado sobre o Concurso.


A BANCA EXAMINADORA JULGARÁ SITUAÇÕES OMISSAS NESTE REGULAMENTO, BEM COMO NÃO PODERÁ PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DE TEXTOS PARA O CONCURSO.