Destaque

Curso de Passe

Ao nos debruçarmos sobre a pauta que nos propusemos cumprir com vistas à consecução de um curso de passe, não pensamos em formar profundos conhecedores das técnicas e dos misteres que envolve esse valoroso trabalho. A idéia é levar a todo aquele que se sente almejado pelas bênçãos da Doutrina Espírita, a oportunidade de se fazer útil na senda do cristianismo em sua acepção mais apropriada.

Sabemos que não é só o conhecimento técnico nos trabalhos de passe que fará com que os resultados sejam mais ou menos eficazes. Sabemos que mais vale um coração sincero, uma vontade firme e um desejo ardente de ajudar do que toda a técnica do mundo. Isso, porém, não nos desobriga do estudo de tudo que envolve a Doutrina Espírita.

Tomando por exemplo a reflexão do valoroso irmão Osmar Azeredo, "A preta velha, a benzedeira, analfabetas, mas moralizadas, produzem benefícios extraordinários nos rincões deste país, quiçá do mundo, usando para isso apenas a vontade e o sentimento".

A cartilha que ora oferecemos é para o postulante a passista o que é o alfabeto para o aprendiz das primeiras letras. Quando pronto para o trabalho do passe, aí sim, se gostar do que faz e desejar ir mais a fundo no assunto, poderá estudar tudo que ao passe for afim. A apostila e os compêndios mais densos deverão ser motivos de consulta, sem que necessariamente sejam razão de orgulho. "O saber quanto menos apregoado, mais verdadeiro e importante".

Por isso, revistamo-nos da humildade sincera, da vontade firme de ajudar ao irmão necessitado que busca na Casa Espírita o bálsamo para sua dor, sem, contudo, olvidarmos de analisar o valor das técnicas com isenção de ânimos a fim de assumirmos, neste terreno, a parte que nos cabe no "Espíritas, instruí-vos!"

Muita Paz para todos!

Material para download