Destaque

100 anos de Chico Xavier

O filme de Daniel Filho leva para os cinemas a história do médium mais reconhecido do país

Chega aos cinemas a aguardada cinebiografia do médium mais conhecido e respeitado do Brasil. Chico Xavier entra em circuito nacional no dia 2 de abril, centenário de nascimento de Chico. Serão 300 cópias, sem contar as marcações digitais. O filme, que teve orçamento de R$ 12 milhões, tem Nelson Xavier, Ângelo Antônio e Matheus Costa interpretando Chico nas três fases focadas - maduro, adulto e criança. E mais uma série de nomes consagrados, como Tony Ramos, Christiane Torloni, Leticia Sabatella e Giulia Gam. Com muita emoção e uma dose certa de humor, Chico Xavier é fiel à trajetória e aos conflitos de um homem que aceitava a "oposição gentil" (uma das falas de Ângelo Antôni o) com a sabedoria que lhe era notória e teve uma vida de plena doação. Fraude ou verdade? Os espectadores vão tirar suas próprias conclusões. E Daniel Filho espera que as pessoas possam se emocionar com a história nos cinemas.

A ideia de levar para o cinema a história de um dos mais conhecidos líderes espirituais do Brasil, que chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz, surgiu há seis anos, em 2004. O produtor associado e distribuidor Bruno Wainer comprou os direitos do livro do jornalista Marcel Souto Maior, As Vidas de Chico Xavier (2003), que foi sucesso de crítica e vendas. Escrita por um não espírita, a publicação teve mais de 400 mil exemplares vendidos, liderando por um ano o ranking no país.

Bruno logo pensou em entregar a produção nas mãos de Daniel Filho, que acabou também dirigindo a obra.  O primeiro passo foi uma visita à Casa da Prece, em Uberaba (MG). Familiares e amigos de Chico foram consultados sobre a intenção de se produzir um filme e a aprovação foi imediata.  O resultado são 125 minutos de momentos emocionantes, de uma vida que mexeu com a forma de enxergar a fé de milhões de brasileiros e acabou conquistando o respeito de muitos, independentemente da religião.

Participaram da produção 135 atores e foram usadas cerca de 90 locações. O filme Chico Xavier chega aos cinemas do país em 2 de abril de 2010, data que marca o centenário de nascimento de Francisco de Paula Cândido.

SINOPSE CURTA

Baseado no livro As Vidas de Chico Xavier, do jornalista Marcel Souto Maior. O filme descreve a trajetória de Chico Xavier, que viveu 92 anos desta vida terrena desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica. Vida conturbada, com lutas e amor. Seus mais de 400 livros psicografados consolaram os vivos, pregaram a paz e estimularam caridade. Fenômeno? Fraude? Os espíritos existem? Para os admiradores mais fervorosos ele foi um santo. Para os descrentes, no mínimo, um personagem intrigante.

Chico Xavier o Filme Trailer Oficial 2010

ASSESSORIA DE IMPRENSA

In Press Porter Novelli
(21)3723-8080
Ana Paula Bonifácio - ana.bonifacio@inpresspni.com.br
Tatiana Wolff - tatiana.wolff@inpresspni.com.br