Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

A necessidade de sistematização do estudo do Espiritismo foi antevista por Allan Kardec, conforme se l? no Projeto 1868, inserido em "Obras Póstumas":

Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios (...) Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas consequências.

Não faltou o apelo do Plano Espiritual no mesmo sentido, tanto que o Espírito Angel Aguarod, em mensagem recebida, em 1977, na Federação Espírita do Rio Grande do Sul, enfatiza:

Cabe, pois, aos espíritas, responsáveis pelo Movimento Espírita, uma ampla tarefa de divulgação das obras básicas da Doutrina, promovendo um estudo sistemático das mesmas.

Finalmente, em novembro de 1983, ocorre o lançamento da Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), em reunião memorável do Conselho Federativo Nacional. Na ocasião, o Espírito Bezerra de Menezes, em mensagem psicofônica recebida pelo médium Divaldo Pereira Franco, acentuou:

Um programa de estudo sistematizado da Doutrina Espírita, sem nenhum demérito para todas as nobres tentativas que têm sido feitas ao longo dos anos (...) ? o programa da atualidade sob a inspiração do Cristo.

Perguntas frequentes

  • O que é o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita?
  • O ESDE é uma reunião privativa de grupos, a qual objetiva o estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada na Codificação Espírita.

  • Como surgiu a Campanha do ESDE?
  • A campanha teve, por embrião, uma outra, que se intitulou "Comece pelo Começo", lançada, em nível local, pela União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo - USE, no ano de 1975. O título escolhido pela USE é uma exortação ao estudo das obras básicas do Espiritismo. Mais tarde, em 1978, a Federação Espírita do Rio Grande do Sul - FERGS, retomando essa idéia, lançou, também em nível local, uma outra campanha, voltada, especificamente, ao estudo sistematizado da Codificação Espírita.

    Em 1983, a Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita foi lançada, em nível nacional, pela Federação Espírita Brasileira, em reunião ordinária do seu Conselho Federativo Nacional - CFN.

  • Quais as consequências do ESDE?
  • Não obstante a definição muito clara do seu objetivo, que é o de estudar a Doutrina Espírita, o ESDE traz consequências bastante amplas para aqueles que o frequentam. Essas consequências podem-se resumir da seguinte maneira:

    • facilita a reforma íntima;
    • garante a unidade de princípios em torno do estudo, facultando a compreensão e a assimilação corretas dos princípios doutrinários espíritas;
    • proporciona a propagação da doutrina espírita nas bases em que foi codificada;
    • desenvolve a fé raciocinada;
    • contribui para o desenvolvimento de oradores mais bem preparados;
    • possibilita o entendimento do verdadeiro sentido da palavra caridade, induzindo à sua prática;
    • favorece a participação de todos e a criação de condições favoráveis para o desenvolvimento da criatividade, da colaboração e da responsabilidade.
  • Como posso participar do ESDE?
  • Informações e a Ficha de Inscrição na Livraria Letras e Luzes e na Biblioteca Chico Xavier, aqui mesmo no Grêmio Espírita ATUALPA.

Cursos oferecidos

O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - ESDE oferece 3 (três) programas, cujos conteúdos programáticos estão baseados na proposta nacionalmente implantada pela Federação Espírita Brasileira - FEB, desde 1983 e reformulada em 2005.

O ESDE consolida-se, a cada ano, como curso regular em continuidade aos estudos da Juventude e para aqueles, acima de 21 anos, que desejam iniciar ou dar sequência ao estudo sistematizado da Doutrina Espírita.

Links sobre o setor