Sobre o DIJ

No GEABL, a Evangelização Espírita da Infância e da Juventude é uma atividade de estudo e vivencia da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus de forma sistemática, metódica, atendendo e esclarecendo crianças e jovens na faixa etária de zero a 21 anos.

Histórico

A Escola de A Escola de Evangelização Espírita Irmã Zélia foi instalada em 1964. Sua primeira Coordenadora, Lygia Moreira, contava na época apenas com quatro evangelizadores. Eram eles: Solange Vaz, Sulamirtes, Luzia e Mirtes. Já Juracy Campos, a "Tia Juracy", segunda Coordenadora do DIJ teve como equipe de trabalho de evangelização Solange Vaz, Waldenise Zorilda, Lurdinha e Osnildo. Atualmente a Coordenadoria do DIJ está a cargo da Margarida Cardoso Leite que conta com coordenadores e seus suplentes para os cinco setores do DIJ (Infância, Juventude, Equipe Psicopedagógica, Grupo de Pais e Setor Administrativo).

Atualmente a Coordenadoria do DIJ está a cargo da Margarida Cardoso Leite que conta com coordenadores e seus suplentes para os cinco setores do DIJ (Infância, Juventude, Equipe Psicopedagógica, Grupo de Pais e Setor Administrativo).

Diretrizes de Ação

a)  Fidelidade à Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

b)  Postura orientadora e não impositiva; fraterna e não discriminatória.

Objetivo Geral

Promover a evangelização infanto-juvenil no GEABL, estimulando ação participativa dos seus coordenadores, evangelizadores e evangelizandos, visando à melhoria contínua do trabalho e ampliação de metas.

Finalidade

·      Propiciar meios para que se alcancem os objetivos da Evangelização;

·      Divulgar a importância da Evangelização das novas gerações;

·      Promover o aperfeiçoamento doutrinário-pedagógico dos evangelizadores;

·      Ministrar os conhecimentos da Doutrina Espírita ensejando atividades de vivência desses conhecimentos;

·      Conceder aos jovens oportunidades de desempenhar tarefas compatíveis com as suas possibilidades no Centro Espírita;

·      Conscientizar os jovens de que serão os continuadores nas atividades do Movimento Espírita;

·      Favorecer intercâmbio do jovem com outras juventudes e sua integração no Movimento Espírita em geral.

Constituição

O Departamento é constituído de um Coordenador-Geral, um Coordenador substituto e cinco Coordenadores de Setores com seus devidos suplentes, distribuídos da seguinte forma:

1)  Setor da Infância;

2)  Setor de Juventude;

3)  Equipe Psicopedagógica;

4)  Grupo de Pais;

5)  Setor Administrativo.

Coordenações

Coordenação da Infância - Coordena as atividades de evangelização infantil, dinamizando o trabalho segundo currículo de ensino da Doutrina Espírita baseado nos planos de aula da FEB à realidade do GEABL e divulgação dos princípios cristãos norteadores do processo de aperfeiçoamento moral.

Coordenação da Juventude - Coordena o trabalho de evangelização da juventude seguindo o conhecimento da Doutrina Espírita, baseado no currículo de ensino dos planos de aula da FEB adaptado à realidade do GEABL, promovendo a integração do jovem no próprio Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima e no Movimento Espírita.

Coordenação Psicopedagógica - Desenvolve as atividades no DIJ de orientações quanto à organização de materiais didáticos, de conhecimentos pedagógicos à luz da Doutrina Espírita.

Grupo de Pais- Demonstra o valor do trabalho de evangelização, conscientizando os pais quanto à importância desse trabalho na formação do caráter da criança e do jovem.

Coordenação do Setor Administrativo - Coordena e dirige todas as atividades do Setor de sua responsabilidade (Secretaria, Banco de Aula e Almoxarifado), viabilizando as atividades de evangelização, apoiando o gerenciamento do DIJ.


·         Equipe Psicopedagógica

o    Assessoramento na parte psicopedagógica do setor da Infância e Juventude.

o    Promover o aperfeiçoamento doutrinário-pedagógico dos evangelizadores.

o    Acompanhamento na elaboração de plano de aula da Infância.

o    Acompanhamento no plano de aula da Juventude.

o    Acompanhamento na elaboração do Plano de palestras para os pais no período de cada domingo para o ano de 2018.

o    Acompanhamento na elaboração do plano de curso dos ciclos de Infância e Juventude para o ano de 2018.

o    Atualização do material didático para a Infância e Juventude.

o    Acompanhamento dos cursos sobre capacitação dos colaboradores e evangelizadores da Infância e Juventude, junto à FEDF.

OBSERVAÇÃO - Os planos de curso da Juventude continuam cedidos pela FEB.