O atendimento a pessoas em vulnerabilidade social prestado pelo Departamento de Promoção Social Espírita do Grêmio Atualpa (Dapse) tem sido feito por meio do acompanhamento continuo e com o emprego das informações dos cadastros das famílias, elaborados pela própria instituição - como na campanha Cestas do Coração.
Mensalmente (no último domingo do mês), o grêmio distribui 50 cestas básicas as famílias cadastradas, além de leite e kit de higiene. As pessoas também tem a disposição alguns serviços médicos, odontológicos e psicológicos e orientações na área jurídica, oferecidos voluntariamente por profissionais dessas especialidades.
Semanalmente, também aos domingos, são entregues entre 80 e 130 marmitex, pão, legumes e verduras. As refeições são feitas “com um cardápio apetitoso e equilibrado” ressalta a coordenadora do departamento, Glaucia Fátima Lopes Ramos Pedro, que fala sobre o trabalho com um sorriso de satisfação pelo que tem sido ofertado aos atendidos.
Toda essa logística, da compra dos insumos a cocção e distribuição ocorrem por meio da organização de quatro equipes de trabalhadores do Atualpa - que atuam no Dapse.
Método contínuo
Gláucia explica que o método contínuo se baseia num contato que cria vínculos com os cadastrados. Tanto que eles costumam pedir apoio e fazer consultas sobre outros assuntos sempre que enfrentam alguma dificuldade. Grande parte do público é de pessoas idosas.
A coordenadora também detalha que a Pandemia da Covid-19 alterou o perfil do público. Antes da crise sanitária, os atendidos eram pessoas bastante diferentes a cada semana. Hoje são mais permanentes, o que facilita manter o cadastro atualizado. Além disso, também se permite conhecer melhor o perfil e as necessidades das famílias e de seus membros individualmente.