Artes Musicais

Coral

Venha cantar no Atualpa! Por que e para que cantar. Cantar em conjunto é uma prática social tão antiga que supostamente surgiu junto com o ser humano, assim que ele começou a se reunir em bandos. Na Grécia antiga o coral era associado ao teatro grego, afirma Mãrcio M. Pontes, em artigo publicado no blog da SABRA, Sociedade Artística Brasileira.

ATUALPA Coral

O Coral tem vários objetivos com seu trabalho, e um deles é executar Peças Musicais, tendo por base a harmonia dessas vozes reunidas, sua simetria, promovendo acordes maravilhosos. Integrar um grupo de Canto Coral é mais significativo e gratificante do que cantar em grupo.

SINESTESIA E CANTO CORAL. Segundo o dicionário, sinestesia é a percepção simultänea, cruzamento de sensações. A Psicologia informa que é a condição neurológica em que o estímulo de um dos sentidos provoca percepção de outro. A Linguística diz que, trata-se de uma figura de linguagem que relaciona planos sensoriais diferentes.

E é esse relacionamento de planos sensoriais diferentes que o Canto Coral provoca, em quem o integra e em quem o ouve. Assim acontece a sinestesia.

Diversos são os naipes, tipos de vozes, que podem constar dessa modalidade musical. As vozes masculinas, que são os Tenores e baixos. As vozes femininas, Sopranos e Contraltos. Existem também as vozes intermediárias, como o Mezzo-Soprano e o Barítono. Lembremos, ainda, das Tenorinas, vozes femininas de uma beleza enorme! Para sabe o tipo de cada voz, o Regente faz um teste de extensão vocal com o futuro participante, utilizado um piano ou teclado, a fim de avaliar o potencial vocal. A tessitura de cada voz é capaz de despertar a sensibilidade musical, de todo o grupo e de cada integrante. O Canto Coral favorece a sociabilidade, auxiliando a nós, Espíritos imortais, na descoberta de nossos talentos e potencial, nessa jornada de autoconhecimento.

O CORAL ATUALPA. Após alguns anos de inativiade, o Coral Atualpa retomará suas atividade, sob a regëncia de Tatiana Lobo. O Coral Atualpa iniciou seu trabalhos com os componentes da antiga Mocidade Irmã Zélia, com o objetivo de evangelizar, usando o potencial da música como ferramenta. O tempo passou, diversas foram as Regentes que conduziram o Coro em sua jornada laborativa. Mas foi, a partir de 2024 que a chama foi acessa novamente. Diversos dos companheiros que participaram da ultima formação do Coral, acionando o DACE, manifestaram o desejo de voltar a cantar. Sendo assim, o Departamento de Arte e Cultura se mobilizou para oferecer aos interessados essa prazerosa tarefa.

COMO PARTICIPAR DO CORAL ATUALPA. Para participar do Coral basta que o interessado faça sua inscrição pelo email dace@atualpa.org.br. Inicialmente os ensaios estão previstos para acontecerem aos domingos, das 10h âs 11h30, não sendo necessária experiencia anterior na arte de cantar. Estão previstas apresentaçoes para este ano. O cronograma de trabalho será elaborado em parceria, entre os cantores e a Regente. E então, vamos encher o palco do Atualpa com nossas vozes!

ATUALPA Coral